Mapa mental | Painel de análise | Cronograma | Recursos
O projeto InfoGripe começou em 2014 com o objetivo de monitorar e divulgar dados sobre casos de Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no Brasil, incluindo influenza e outras doenças respiratórias.
Com base nos dados obtidos do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Influenza (SIVEPGripe) do Ministério da Saúde do Brasil, o InfoGripe produz previsões e análises semanais sobre o comportamento dessas síndromes, identificando tendências de aumento ou diminuição de casos em diferentes regiões do país a partir de modelos estatísticos. Durante a pandemia de COVID-19, o projeto se tornou uma ferramenta essencial para monitorar a evolução da doença e orientar as políticas de saúde pública. Ao longo dos anos, o InfoGripe contribuiu para a melhoria da vigilância epidemiológica no Brasil, fornecendo informações cruciais para a tomada de decisões em saúde pública e a prevenção de surtos.
Os processos e resultados obtidos pelo InfoGripe ao longo dos anos foram fundamentais para apoiar gestores de saúde e a sociedade civil, fornecendo informações sobre o impacto das doenças respiratórias no país. Além de sua importância para a saúde pública no Brasil, a seleção do projeto para integrar o Pathfinder se justifica pela necessidade de identificar e mapear processos de diálogo com gestores de saúde e a imprensa, além de fomentar o diálogo com associações internacionais.
O estudo Pathfinder "Mapeamento do InfoGripe: novas soluções para gerar informações úteis para a gestão e o avanço do conhecimento sobre as síndromes respiratórias agudas graves (SRAG)" foi proposto para responder a essas necessidades, identificando os atores envolvidos e interessados no projeto (stakeholders) e seu impacto na participação desses atores, assim como a sistematização da comunicação realizada pelo estudo anfitrião. O objetivo é gerar dados, informações e indicadores sobre o alcance do InfoGripe na sociedade, com seus parceiros, e identificar possíveis ajustes nos produtos entregues semanalmente pelo projeto, com o objetivo de ampliar esse alcance e impacto.
O mapeamento dos processos a serem trabalhados no InfoGripe será realizado utilizando a ferramenta Tracker disponibilizada pela TGHN. As categorias mapeadas com o Tracker serão Resultados e Impacto e Participação das Partes Interessadas.
Objetivos:
Mapeamento do estudo anfitrião do InfoGripe.
Identificar as ferramentas, métodos, abordagens e sistemas utilizados nas etapas do estudo.
Identificar os desafios, as soluções e as lições aprendidas das principais etapas do estudo anfitrião para compartilhá-las com estudos similares.
Resultados-chave:
Um mapa mental (fluxo) com as etapas do estudo sistematizadas.
Detalhes das ferramentas, métodos, habilidades e sistemas utilizados, enfatizando sua aplicação e eficácia nas etapas do estudo anfitrião a serem mapeadas.
Análise dos desafios e soluções adotadas, explicando como ajudaram a alcançar os objetivos do estudo, enfatizando as lições que podem ser compartilhadas com outros estudos similares.
2024 Setembro - Outubro
Workshop Pathfinders InfoDengue e InfoGripe
Novembro - Dezembro
- Versão final do protocolo Pathfinder e tracker v.1 (análise de documentos)
- Apresentação do InfoDengue e InfoGripe na sessão de Pathfinder Clinic TGHN LAC
2025 Janeiro - Março
Círculos de conversa e entrevistas
Janeiro - Abril
Análise de dados qualitativos e tracker v.2
Abril
Glossário temático
Junho
Depoimentos Pathfinder
O objetivo do workshop foi discutir o uso da metodologia Pathfinder aplicada aos estudos anfitriões InfoDengue e InfoGripe, com o propósito de mapear, planejar e fortalecer os processos de pesquisa em saúde pública.