Instituto de Enfermedades Infecciosas y Parasitologia Antonio Vidal

Instituto de Enfermedades Infecciosas y Parasitología Antonio Vidal

O Instituto de Enfermedades Infecciosas y Parasitologia Antonio Vidal (Antonio Vidal Institute of Infectious Diseases and Parasitology, IAV) é uma fundação privada, sem fins lucrativos, comprometida com o desenvolvimento e promoção de atividades de pesquisa, treinamento e consulta em doenças infecciosas e parasitologia, localizada em Tegucigalpa, Honduras.

 

Equipe

Jackeline Alger
Coordenadora Regional - Instituto Antonio Vidal

Jackie é parasitologista e trabalha no Departamento de Laboratório Clínico do principal hospital de saúde pública, o Hospital Escuela, em Tegucigalpa (Honduras). Atualmente, ela atua como diretora executiva do Instituto Antonio Vidal de Doenças Infecciosas e Parasitologia (IAV). Ela combina trabalho de laboratório clínico, atividades de ensino e pesquisa com a orientação de estudantes e profissionais de saúde que realizam pesquisas na área de saúde.

Em 2019, Jackie recebeu um elogio especial como representante da HIFA em Honduras em 2019: Link Biography Jackeline HIFA. Outro perfil que reconhece as conquistas de Jackie foi publicado pela WHO-TDR: Link Biography Jackeline TDR.

Contacto: jackelinealger@gmail.com

 

Maria A. Ramos
Endocrinóloga clínica, Departamento de Medicina Interna, Hospital Escola, Tegucigalpa, Honduras

María Alejandra é endocrinologista clínica. Atualmente, trabalha como chefe de serviço e é responsável pela Unidade de Operações Interinstitucionais do Hospital Escuela, Tegucigalpa, Honduras, coordenando projetos interinstitucionais. Ela combina suas funções clínicas e de atendimento ao paciente com atividades de ensino e pesquisa em diferentes iniciativas em nível local e regional. Ela também está envolvida na orientação de bolsistas de medicina interna e profissionais de pesquisa em saúde e como co-investigadora do Consórcio de Saúde Global da Universidade Estadual da Flórida, EUA, e seu contato em Honduras.

Contacto: drmarialeramos@hotmail.com

 

Diana Varela

Diana é especialista em medicina interna e doenças infecciosas. Atualmente, ela é chefe do Serviço de Doenças Infecciosas e chefe do Serviço Integrado de Cuidados de Saúde para pessoas que vivem com HIV, Hospital Escuela, Tegucigalpa, Honduras. Ela também é membro do Instituto Antonio Vidal de Doenças Infecciosas e Parasitologia (IAV) e está ativamente envolvida no treinamento sobre o diagnóstico e o gerenciamento de doenças infecciosas.

Contacto: ds_varela@hotmail.com

 

Saúl Lira Albarrán
Consultor, Departamento de Pesquisa, Hospital Escola, Tegucigalpa

Saúl Lira Albarrán concluiu sua graduação em medicina e obteve um mestrado em Pesquisa Clínica na Universidade de Guanajuato, no México. Ele é um médico geneticista e obteve o título de Doutor em Ciências (Biomédicas) com honras pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM). Ele foi bolsista do Programa Latino-Americano de Saúde Sexual e Reprodutiva. Durante sua primeira pós-graduação no Center for Reproductive Sciences, da Universidade da Califórnia, em San Francisco (2019 – 2021), ele foi bolsista da UC MEXUS-CONACYT. Ele realizou um segundo pós-doutorado no Institute for Obesity Research, no Tecnológico de Monterrey, no México (2022 – 2023). Ele também atuou como Pesquisador em Ciências Médicas no Departamento de Biologia da Reprodução do Instituto Nacional de Ciências Médicas e Nutrição Salvador Zubirán, no México (2013 – 2019).

 

Iniciativas

Próximamente

 

Topo