Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) é uma das mais importantes instituições de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias, com o objetivo de fortalecer e consolidar o Sistema Único de Saúde (SUS) e a promoção da saúde e da qualidade de vida da população.

Desde sua fundação, em 1900, a Fiocruz tem atendido às doenças mais comuns que afetam a população brasileira. Por sua contribuição científica, a instituição é considerada referência em pesquisa e tratamento de doença de Chagas, febre amarela, dengue, Zika, malária, tuberculose, HIV/AIDS e outras.

Além de sua presença em todas as regiões do Brasil, a Fiocruz tem mantido historicamente uma forte presença internacional por meio da cooperação e do intercâmbio com outras instituições de saúde e de ciência e tecnologia e agências internacionais em mais de 50 países de todos os continentes. A cooperação internacional sempre foi um valor e um compromisso da Fundação. Atualmente, a instituição conta com seis Centros Colaboradores da OMS.

HUB Fiocruz

Desde 2019, a Fiocruz tem um hub de conhecimento colaborativo e de acesso aberto, que visa fortalecer as redes e aumentar as capacidades de pesquisa em saúde pública em nível regional e global, fornecendo um ambiente virtual vibrante onde profissionais, estudantes e pesquisadores podem compartilhar experiências, conhecimentos, recursos e ferramentas de pesquisa.

 

Equipe

Cristiani Vieira Machado
Líder Regional - Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz

Cristiani Vieira Machado é médica, pesquisadora e professora da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fiocruz. Possui mestrado e doutorado em saúde pública (UERJ) e pós-doutorado em Ciência Política (Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill - EUA). Atualmente é Vice-Presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC).

 

Ernesto Raul Caffarena
Co líder regional - Fiocruz

Ernesto Caffarena é formado em Física (1993) e doutor em Ciências Exatas (1996) pela Universidade Nacional de La Plata. Tem experiência na área de Biofísica Molecular, com ênfase em Dinâmica Molecular e cálculos computacionais de energia livre. Atualmente é pesquisador principal da Fundação Oswaldo Cruz e coordena o Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

Contato: ernesto.caffarena@fiocruz.br

 

Marcelo Gomes
Co líder regional - Fiocruz

Marcelo é formado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutor em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Possui pós-doutorado na Northeastern University (MA/EUA) e no Programa de Computação Científica. na Fiocruz. Possui experiência na área de modelagem matemática e computacional em epidemiologia, modelos metapopulacionais e sistemas dinâmicos. Atualmente é pesquisador em saúde pública do Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

Contato: marcelo.gomes@fiocruz.br

 

Ana Lucia Teixeira
Assistente administrativo - Fiocruz

Ana Lúcia trabalha desde 2005 no Programa de Computação Científica/PROCC, na gestão administrativa e planejamento de projetos nacionais e internacionais, bem como nas demais atividades do departamento.

Atualmente apoia também as atividades administrativas do Hub da Fiocruz e do Hub da TGHN LAC na The Global Health Network.

 

Contacto: ana.teixeira@fiocruz.br

Flávia Bueno
Coordenador Executivo

Flávia é psicóloga, tem residência médica (UFRJ) e mestrado em Saúde Pública (Fiocruz). É doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP). Atualmente, é coordenadora executiva de projetos do Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando no Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

 

Contato: flavia.bueno@fiocruz.br

 

Larissa Marques
Coordenador de Dados

Larissa é enfermeira, especialista em gestão em saúde, mestre e doutora em Saúde Coletiva (área de epidemiologia) (UFSC). Pós-doutorado em epidemiologia (Fiocruz). Atualmente é coordenadora de dados em projetos do Hub da Fiocruz na The Global Health Network, atuando no Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

 

Contato: larissa.pruner@fiocruz.br

 
 

Luísa Picanço
Analista de Comunicação

Luísa é jornalista (UnB), comunicadora e mestre em Educação, Divulgação e Gestão em Biociências (UFRJ). Atualmente trabalha como analista de comunicação no Hub da Fiocruz na The Global Health Network, atuando no Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

 

Contato: luisa.gonzalez@fiocruz.br

 

Amanda Bejar
Assistente Administrativo

Amanda é formada em Eventos (UNESA) e é tecnóloga em Optometria e Contatologia (SENAC). Atualmente está cursando especialização em Gerenciamento de Projetos. Possui um perfil profissional multidisciplinar marcado por quinze anos de experiência em gestão - com foco na articulação entre parceiros estratégicos, na geração de relatórios financeiros e de prestação de contas, bem como na organização de eventos científicos. Atualmente é Assistente Administrativo no Hub da Fiocruz na The Global Health Network, atuando no Programa de Computação Científica da Fiocruz (VPEIC).

Contato: amanda.bejar@fiocruz.br

 

Cristiane Bresani
Pesquisadora

Cristiane é médica, especialista em Medicina Geral, com mestrado em Saúde Materno-Infantil e doutorado em Ciências (Fiocruz). É pesquisadora clínica do Laboratório de Virologia e Terapêutica Experimental (LaViTE) na sede da Fiocruz em Pernambuco, onde é colaboradora regional, realizando as atividades do Programa Regional LAC da The Global Health Network.

 

Contato: cristiane.bresani@fiocruz.br

 

Letícia Marinho
Pesquisadora

Letícia é bióloga, mestre em Divulgação de Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz - Brasil) e pesquisadora em acessibilidade em museus e centros de ciência (Grupo MCCAC). Atualmente é comunicadora científica no Hub da Fiocruz na Rede Global de Saúde, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC).

Contato: leticia.marinho@fiocruz.br

 

Laís Araujo
Pesquisadora

Laís Araujo é Assistente Social, graduada em Serviço Social (UFRJ - Brasil), especialista em Serviço Social e Saúde (UERJ - Brasil), mestre e doutoranda em Serviço Social (PUC Rio - Brasil). É pesquisadora associada à Fiocruz e à The Global Health Network (TGHN) no projeto Pathfinder Vacina Maré e no NEGAS - Núcleo de Estudos em Saúde y Gênero (PUC Rio - Brasil).

Contacto: lais.araujo@fiocruz.br

 
 
 

Topo