
O Clube de Pesquisa InfoGripe reúne profissionais e estudantes interessados em vigilância epidemiológica, ciência de dados e saúde coletiva que estudam o cenário das Síndromes Respiratórias Agudas Graves (SRAG) no Brasil.
O objetivo do Clube é promover um espaço de troca, aprendizado e desenvolvimento de soluções interdisciplinares para o aperfeiçoamento estratégico do sistema InfoGripe em âmbito nacional (sala de situação), que subsidia decisões em saúde pública, por meio de boletins semanais com análises quantitativas dos padrões de transmissão da SRAG.
As atividades do Clube incluem, ainda, projetos e colaborações estruturadas ao longo do processo:

O InfoGripe, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em 2014 por pesquisadores do Programa de Computação Científica (PROCC), é um sistema voltado ao monitoramento da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) para os casos reportados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) no Brasil e em suas Unidades Federativas, com foco em oferecer sinais de alerta precoce para gestores, profissionais de saúde e a sociedade.
Em março de 2020, o sistema identificou rapidamente mudanças no perfil etário e um aumento repentino nas internações por SRAG, gerando alertas e ampla repercussão na imprensa. Nesse contexto, seus boletins passaram a ser reformulados para uma linguagem mais acessível, consolidando-se como uma importante fonte de informação para o acompanhamento da pandemia. Desde então, o InfoGripe passou a divulgar boletins semanais a partir da semana epidemiológica 8/2020, estabelecer integração direta com os informes do Ministério da Saúde, consolidar-se como referência nacional em comunicação de risco e incorporar novos indicadores e análises, como recortes por faixa etária, evolução clínica e resultados laboratoriais.
As reuniões do Clube ocorrem semanalmente no modelo de salas de situação, com duração de uma hora. No período de outubro de 2025 a outubro de 2026 foram realizados 48 encontros com média de 12 a 15 participantes.
xxx
As reuniões favoreceram a rápida mobilização da equipe, garantindo análises robustas e comunicação de risco qualificada para gestores e para o público mais amplo.
Desses encontros surgiram comments e artigos publicados como “The expansion of chikungunya in Brazil”, na Lancet, e na divulgação dos boletins semanais para gestores e sociedade, reforçando o InfoGripe como referência nacional em comunicação de risco.
O E-Vigilância 2025 é um simpósio que tem como objetivo reunir e fortalecer a comunidade de pesquisadores, estudantes, profissionais e empreendedores de diferentes setores interessados em tecnologias para vigilância em saúde.