Fortalecimento da pesquisa em saúde na América Latina e no Caribe

The Global Health Network (TGHN) é uma comunidade de prática que estabeleceu uma estrutura de governança descentralizada com bases em três polos de coordenação na África, Ásia e América Latina e Caribe (LAC), criando uma rede colaborativa no hemisfério sul global.

América Latina e Caribe, conta com sete centros-país distribuídos pela região e um centro regional localizado no Brasil - a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Para saber mais sobre os centros TGHN na América Latina e Caribe, clique aqui.

 

Missão e visão

A missão de The Global Health Network LAC é fortalecer a pesquisa em saúde na América Latina por meio do intercâmbio de conhecimento e de capacitação.

Nossa visão é colaborar para garantir que todos os indivíduos na América Latina e Caribe tenham acesso a melhores práticas de saúde, independentemente de sua localização geográfica ou status socioeconômico. Acreditamos fortemente no poder das redes colaborativas e trabalhamos para estimular a troca de ideias e experiências entre profissionais de saúde dentro e fora da região.

 

Objetivos estratégicos

The Global Health Network América Latina e Caribe é construída com base na colaboração e participação ativa de comunidades de prática, utilizando uma plataforma web como "centro de conhecimento" para promover o desenvolvimento de capacidades que ajuda os profissionais de saúde a melhorar suas habilidades e conhecimentos em pesquisa em saúde.

  • Facilitar a colaboração e a troca de conhecimentos entre profissionais de saúde em todo o mundo.
  • Fornecer recursos e ferramentas de alta qualidade para aprimorar habilidades e conhecimentos em saúde global.
  • Promover treinamento em pesquisa e inovação em áreas-chave da saúde global.
  • Impulsionar a colaboração entre pesquisadores, instituições e países para acelerar o progresso científico em saúde.
  • Defender políticas e práticas que promovam equidade, diversidade e inclusão em pesquisa e saúde global.

Os objetivos do TGHN LAC se alinham aos da The Global Health Network e se sobrepõem aos objetivos de organizações internacionais que abordam os desafios da saúde global, trabalhando juntos para avançar em direção a um futuro mais saudável e equitativo.

 

Estrutura de Governança

The Global Health Network América Latina e Caribe conta com uma estrutura participativa que garante a tomada de decisões estratégicas para uma liderança efetiva na região, composta por:

  1. Comitê Diretivo Regional (CDR): Responsável por orientar a missão geral de TGHN LAC e supervisionar o trabalho de diferentes grupos de trabalho. O CDR fornece orientação consultiva e não tem autoridade para tomar decisões obrigatórias. É composto por representantes de membros do centro regional e dos centros país de LAC que contam com um acordo de colaboração formalizado com a The Global Health Network.
  2. Conselho Consultivo Científico (CCC): Interage com o Comitê Diretor Regional, orientando, aconselhando e avaliando o planejamento e a condução dos projetos existentes. Também estabelece conexões com outras instituições e redes conforme necessário e fornece recomendações para mudanças ou melhorias para a rede LAC.
  3. Equipe Operacional (EO): Responsável pela execução de diversas iniciativas e atividades, incluindo treinamentos, reuniões, workshops e projetos de pesquisa.
  4. Colaboradores: desempenham um papel crucial na divulgação de iniciativas e ofertas de treinamento de The Global Health Network e oferecendo suporte e consultoria com base em suas áreas de experiências.
 

Fontes de financiamento

A Global Health Network recebe diversas fontes de apoio para garantir sua independência, incluindo:

  1. Subsídios e doações de organizações filantrópicas, fundações, governos e outras entidades interessadas na promoção da saúde global.
  2. Colaborações e parcerias com organizações, instituições acadêmicas e empresas do setor privado.
  3. Patrocínios para eventos, conferências e atividades relacionadas à saúde global.

Voltar ao topo