A pesquisa Vacina Maré é um estudo piloto Pathfinder e faz parte do projeto de pesquisa “Um novo ecossistema para pesquisa em saúde e ciência de dados” (A New Ecosystem for Health Research & Data Science), que visa fortalecer os campos da Ciência de Dados e compartilhamento de dados para pesquisas em saúde na América Latina e Caribe, a partir da participação estratégica do Hub Fiocruz da The Global Health Network.
A pesquisa Vacina Maré, iniciativa da Fiocruz em parceria com a Redes da Maré e a Prefeitura do Rio, tem como principal objetivo estimar a efetividade da vacina contra a Covid-19 e o impacto da pandemia no território da Maré, no Rio de Janeiro. O estudo teve origem na Campanha Vacina Maré, evento de mobilização comunitária e imunização em massa de mais de 36 mil moradores em apenas quatro dias entre julho e agosto de 2021. Os resultados e descobertas da pesquisa integram uma investigação global sobre vacinação, variantes da doença e efeitos pós-covid (Covid Longa) inseridos no EFFECT-Brazil, sendo um dos dez projetos selecionados pelo ICODA (International Covid-19 Data Alliance), iniciativa da Fundação Bill e Melinda Gates.
Mapa mental da Pesquisa Vacina Maré.
Leia o artigo do Mesh sobre a pesquisa Vacina Maré ↓
A Pesquisa Vacina Maré foi convidada para configurar um Projeto Pathfinder como piloto considerando a relevância do tema para a saúde coletiva.
Foi também identificado o potencial para todas as fases do Pathfinder, e principalmente em função de valiosas lições e seu grande potencial de apoiar o desenvolvimento e melhoria de outros estudos em saúde, com destaque ao componente de engajamento comunitário e o uso do dado para a ação.
Foi submetida pelos pesquisadores do Vacina Maré uma proposta de sistematização da metodologia de trabalho da pesquisa com o objetivo de criar produtos e conteúdos que permitissem que pesquisadores, coletivos e instituições utilizassem os aprendizados e as respostas criadas pelo projeto para a adesão da população à vacinação e a pesquisa em curso sobre eficácia da vacina.
Iniciado em outubro de 2022, o processo de estabelecimento do Pathfinder foi desenhado em quatro etapas, com diferentes ações realizadas ao longo do ano de 2023:
Criação de um framework conceitual;
Sistematização da experiência;
Prototipagem do toolkit - Criação de peças e produtos compartilhamento da experiência;
Implementação e avaliação dos produtos.
O mapeamento da pesquisa Vacina Maré inclui as atividades relacionadas ao Planejamento de pesquisa; Gerenciamento e acesso aos dados; Análise de dados; Resultados e impacto; e Envolvimento das partes interessadas - stakeholders. As categorias, presentes na ferramenta Tracker, auxiliaram a sistematizar as informações coletadas nas rodas de conversa e entrevistas individuais com agentes da pesquisa.
Linha do tempo da construção do Pathfinder Vacina Maré
Dashboard de agentes e stakeholders da Pesquisa Vacina Maré
O dashboard Vacina Maré dispõe os agentes e stakeholders (partes interessadas), entre indivíduos e organizações, que atuaram no processo de pesquisa por instituição, modalidade de participação no estudo e função.
Número de agentes segundo a função na investigação e etapa de atuação de acordo com as categorias Pathfinder
Flávia Bueno é psicóloga, possui residência (UFRJ - Brasil) e mestrado em Saúde Coletiva (Fiocruz - Brasil) e doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade (USP - Brasil). É coordenadora executiva dos projetos do Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Larissa Marques é enfermeira, especialista em Gestão em Saúde, mestre e doutora em Saúde Coletiva (área de epidemiologia) (UFSC - Brasil) e tem pós-doutorado em epidemiologia (Fiocruz - Brasil). É coordenadora de dados em projetos do Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Luciana Monteiro-Krebs é bibliotecária (UFRGS - Brasil), especialista em Organização do Conhecimento, Interação Humano-Computador e Lingüística Computacional, mestre em Lingüística Aplicada (UNISINOS - Brasil) e doutora em Ciência da Informação e Comunicação (UFRGS - Brasil) e Ciências Sociais (KU Leuven - Bélgica). É analista de dados no Hub Fiocruz da The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Vitor Villaça é cientista da computação, especialista e mestre em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. Atualmente trabalha como analista de sistemas no Hub da Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC).
Letícia Marinho é bióloga (UNIRIO - Brasil), mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz - Brasil) e investigadora em acessibilidade em museus e centros de ciências (Grupo MCCAC - Brasil). É divulgadora científica no Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Laís Araujo é Assistente Social, graduada em Serviço Social (UFRJ - Brasil), especialista em Serviço Social e Saúde (UERJ - Brasil), mestre e doutoranda em Serviço Social (PUC Rio - Brasil). É pesquisadora associada à Fiocruz e a The Global Health Network (TGHN) no projeto Pathfinder Vacina Maré e no NEGAS - Núcleo de Estudos em Saúde e Gênero (PUC Rio - Brasil).
Soraida Aguilar é graduada em Engenharia Administrativa e mestre em Engenharia de Sistemas (UNAL - Medellín, Colômbia). É doutora em Engenharia Elétrica (PUC Rio - Brasil), na area de concentração: Métodos de Apoio à Decisão na Linha de Pesquisa e em Modelos Estatísticos. É professora no Departamento de Engenharia Industrial (DEI) e tem pós-doutorado pelo mesmo departamento (PUC Rio - Brasil). Atua como pesquisadora no Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde e como pesquisadora associada à Fiocruz e a The Global Health Network (TGHN) no projeto Pathfinder Vacina Maré.