O estudo Nascer no Brasil II é um piloto Pathfindere faz parte do projeto de pesquisa “Um novo ecossistema para pesquisa em saúde e ciência de dados” (A New Ecosystem for Health Research & Data Science), financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, que visa fortalecer os campos da Ciência de Dados e compartilhamento de dados para pesquisas em saúde na América Latina e Caribe, a partir da participação estratégica do Hub Fiocruz da The Global Health Network.
O Nascer no Brasil II é um inquérito nacional sobre partos, nascimentos e perdas fetais e tem diversos eixos de investigação. Os objetivos do estudo principal incluem estimar a prevalência de agravos e fatores de risco durante a gestação, avaliar a assistência pré-natal, ao parto e às perdas fetais, analisar os principais desfechos maternos e perinatais e promover uma investigação sobre os fatores a eles associados. Ainda, integram análises sobre morbimortalidade materna e perinatal, COVID-19 na gestação e transtornos emocionais paternos.
Os projetos Nascer no Brasil II compõem, em conjunto com o Nascer no Brasil, o Nascer Saudável, o Nascer nas Prisões e a Avaliação da Rede Cegonha, uma família de iniciativas que busca se debruçar sobre as condições e circunstâncias da gravidez, do nascimento e do puerpério no Brasil. Conduzidas pelo Grupo de Pesquisa em Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente, pertencentem aos quadros do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP, Fiocruz - RJ, em colaboração com pesquisadores de diversas instituições científicas do país.
Em razão de sua abrangência, relevância e natureza pioneira (o Nascer no Brasil foi o primeiro inquérito nacional sobre partos e nascimentos no país), o Nascer no Brasil II foi convidado para participar do estudo piloto Pathfinder como forma de explorar o seu potencial para gerar aprendizados e reflexões de grande valia para o desenvolvimento de pesquisas em saúde no Brasil e no mundo.
Iniciado em outubro de 2022, o processo de implantação do Pathfinder foi planejado para ocorrer em quatro etapas, cada qual com diferentes ações a serem realizadas ao longo de 2023:
Criação de um framework conceitual;
Sistematização da experiência;
Prototipagem do toolkit;
Implementação e avaliação dos produtos.
O mapeamento do Nascer no Brasil II se concentrou nas atividades relacionadas ao Planejamento de Pesquisa. As categorias presentes originalmente no Tracker precisaram ser desdobradas para contemplar a complexidade do projeto e reproduzir com fidedignidade a estrutura que o próprio estudo definiu para a conclusão dessa etapa. A maior parte das informações foi obtida por intermédio da coleta, organização e sistematização do material documental disponível, sendo complementada por rodas de conversa e entrevistas individuais com atores chave da pesquisa.
Linha do tempo da construção do Pathfinder Nascer no Brasil II
Foram realizadas três rodas de conversa e seis entrevistas individuais entre os meses de setembro a dezembro de 2023:
Temáticas trabalhadas:
Desenvolvimento do protocolo de pesquisa (06/09) - População alvo, plano amostral, seleção de mulheres, coleta de dados, financiamento e levantamento de recursos, comitês de ética e impacto: seis participantes
Identificação das questões de pesquisa (22/09, 23/11) - Elaboração dos instrumentos de coleta (entrevista hospitalar, prontuário, estrutura hospitalar, caderneta da gestante, perda fetal, primeira entrevista de seguimento, segunda entrevista de seguimento, saúde paterna e profissionais de saúde): oito participantes
Equipe e treinamento (15/09, 22/09 e 30/11) - Seleção, treinamento, habilidades, ferramentas, certificação, atividades de comunicação: seis participantes
Coordenação Estadual (27/11, 28/11 e 05/12) - Contatos com os órgãos governamentais, comitês de ética, instituições participantes, obtenção de aprovação e anuência, seleção de equipe, organização, logística e condução do campo: três participantes
Dashboard de agentes e stakeholders do estudo Nascer no Brasil II
O Nascer no Brasil II mobiliza muitos atores (agentes) e instituições a fim de garantir a realização da pesquisa em todo o país. A estrutura interna exige profissionais qualificados e organização para desempenhar funções conforme cada etapa do estudo. Acompanhe o Painel (Dashboard) com dados sobre a atuação dos 759 atores (agentes) e grupos de interesse (stakeholders) envolvidos no Nascer no Brasil II. O painel representa o recorte dos envolvidos no estudo até o mês de dezembro de 2023, período de finalização de coleta de dados, ou seja, segundo a categoria do Pathfinder, na fase preliminar da Análise de Dados, havendo ainda continuação da condução do estudo no ano de 2024.
O painel é interativo e pode ser explorado com o cursor do mouse. Você pode clicar no dado que deseja visualizar ou utilizar o botão "+ Add filter" para selecionar o filtro.
Número de agentes segundo a função na pesquisa e etapa de atuação conforme as categorias Pathfinder
Número e proporção de agentes por grupo de instituição e tempo médio de atuação na pesquisa
Flávia Bueno é psicóloga, possui residência (UFRJ - Brasil) e mestrado em Saúde Coletiva (Fiocruz - Brasil) e doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade (USP - Brasil). É coordenadora executiva dos projetos do Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Larissa Marques é enfermeira, especialista em Gestão em Saúde, mestre e doutora em Saúde Coletiva (área de epidemiologia) (UFSC - Brasil) e tem pós-doutorado em epidemiologia (Fiocruz - Brasil). É coordenadora de dados em projetos do Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Luciana Monteiro-Krebs é bibliotecária (UFRGS - Brasil), especialista em Organização do Conhecimento, Interação Humano-Computador e Lingüística Computacional, mestre em Lingüística Aplicada (UNISINOS - Brasil) edoutora em Ciência da Informação e Comunicação (UFRGS - Brasil) e Ciências Sociais (KU Leuven - Bélgica). É analista de dados no Hub Fiocruz da The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Vitor Villaça é cientista da computação, especialista e mestre em Informação Científica e Tecnológica em Saúde. É analista de sistemas no Hub da Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC).
Letícia Marinho é bióloga (UNIRIO - Brasil), mestre em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde (Fiocruz - Brasil) e investigadora em acessibilidade em museus e centros de ciências (Grupo MCCAC - Brasil). É divulgadora científica no Hub Fiocruz na The Global Health Network, atuando na Coordenação de Informação e Comunicação da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz (VPEIC/Fiocruz - Brasil).
Ana Paula Esteves-Pereira é nutricionista (UFRJ - Brasil), mestre e doutora em Epidemiologia em Saúde Pública (Fiocruz - Brasil) com pós-doutorado pela Equipe de Pesquisa em Epidemiologia Obstétrica, Perinatal e Pediátrica-EPOPé (Inserm - França). Integra o grupo de pesquisa da saúde da mulher, da criança e do adolescente, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Fiocruz - Brasil) desde 2007. É coordenadora adjunta da Pesquisa Nascer no Brasil II e pesquisadora associada à Fiocruz e a The Global Health Network (TGHN) no projeto Pathfinder Nascer no Brasil II.
Claudio Heizer é graduado em Ciências Econômicas (UERJ - Brasil) e atua como Cientista de Dados em projetos de pesquisa do Departamento de Métodos Quantitativos em Epidemiologia e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia (ICICT) (Fiocruz - Brasil). É pesquisador associado à Fiocruz e a The Global Health Network (TGHN) no projeto Pathfinder Nascer no Brasil II.